Início | | English

Semeando o Verde 2019

 Cerca de 1.500 alunos e educadores da rede pública de ensino participam do Semeando o Verde

Realizado pela Usina Santa Terezinha, o projeto de educação socioambiental ocorre durante os meses de outubro e novembro, promovendo atividades pedagógicas e culturais e plantio de árvores

Contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental é o objetivo do Semeando o Verde que, desde 2012, leva a educação sustentável para alunos de escolas da rede pública municipal de ensino. Neste ano, o projeto beneficia cerca de 1.500 estudantes do 4º ano e educadores de 25 escolas em 10 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante os meses de outubro e novembro, alunos e professores estarão envolvidos em atividades que englobam palestras educativas, concursos culturais com premiação e plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.

Realizado pela Usina Santa Terezinha em parceria com secretarias municipais de educação, IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), a 8° edição do Semeando o Verde traz uma novidade: o Concurso Cultural focado no gênero textual Histórias em Quadrinhos! As crianças poderão mostrar a criatividade por meio do tema “A minha, a sua e a nossa atitude pode contribuir com um futuro sustentável”.

Neste ano, a premiação do concurso será feita por escola. Os alunos que desenvolverem as melhores histórias em quadrinhos, e também seus respectivos professores orientadores, receberão prêmios determinados por fases: a) Fase Escola: Alunos e seus Professores orientadores b) Fase Regional: Escola Vencedora por região previamente definida. As premiações contemplarão os vencedores do 1° lugar com tablets e passeios ecológicos. Já as escolas vencedoras receberão uma Smart TV 40”.


Semeando o Verde

A primeira semente para o projeto foi plantada em 2005, na Unidade Ivaté, com a realização do evento chamado Festa Anual das Árvores. A partir de 2012, passou a se chamar Semeando o Verde e foi disseminado para todas as unidades produtivas da Usina Santa Terezinha. Em oito anos de atividade, o Semeando o Verde já plantou mais de 230 mil mudas de árvores, contribuindo com a recuperação de áreas de reflorestamento e envolvendo mais de 36 mil crianças em ações educativas com temáticas ambientais.

Neste ano, o Semeando o Verde foi certificado com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), concedido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) do Paraná em reconhecimento aos projetos que contribuem para o alcance das metas de sustentabilidade estipuladas pela ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto também já havia sido reconhecido pelas edições 2012 a 2015 do Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e pela edição 2017 e 2018 do Selo ODS.

Cerca de 1.500 alunos e educadores da rede pública de ensino participam do Semeando o Verde

Voltar

Escritório Corporativo: Avenida Marcelo Messias Busíquia, 847 – Parque Industrial II
Maringá-PR - Fone: +55 44 3218-1900

Facebook Twitter Linkedin Youtube

Desenvolvimento: Odara Internet