Início | | English

Projetos Institucionais

1Semeando o Verde

O Semeando o Verde tem como objetivo promover o desenvolvimento da consciência ambiental de crianças do 3º, 4º e 5º ano do ensino público municipal e acontece em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). 
Em 2016, o projeto atendeu 4.900 crianças de 35 escolas públicas em 13 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. 

A programação do evento envolve atividades com a temática da preservação ambiental, como palestras, apresentações teatrais, concurso de desenho/redação e plantio de mudas de árvores, além da entrega de kits e premiações. 

O Semeando o Verde é realizado com a participação de colaboradores e voluntários. As mudas utilizadas no plantio são cultivadas nos viveiros próprios da empresa e recebidas por meio de doações do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Itaipu Binacional e ICMBio/Reserva das Perobas.

                         
           



 

1Projeto Atletismo

Anualmente, o Projeto Atletismo incentiva a participação de colaboradores e familiares nas corridas de ruas, no Paraná. No distrito de Iguatemi, em Maringá, a Usina Santa Terezinha promove há sete anos a Corrida Rústica de Iguatemi – Elenilson Silva – Pare de Fumar Correndo, proporcionando a participação de colaboradores da Unidade Iguatemi, demais unidades produtivas, e ainda a comunidade do distrito e municípios da região.

O projeto tem o objetivo de promover o progresso na qualidade de vida dos colaboradores da empresa, seus dependentes e da comunidade em geral. O projeto trabalha com a promoção e incentivo à participação de corridas de rua, além de campanhas de prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Anualmente, nos meses de abril e agosto, a Usina Santa Terezinha incentiva e viabiliza, por meio da isenção de inscrição e apoio logístico, a participação de colaboradores e familiares em duas corridas de rua: a Prova Rústica Tiradentes e a Maratona de Revezamento – Pare de Fumar Correndo – Vanderlei Cordeiro de Lima, que acontecem em Maringá (PR).


           




 Projeto Fênix

Contribuir com o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes, por meio da prática esportiva educacional. Esse é o objetivo do Projeto Fênix promovido por meio da Afus (Associação de Funcionários  da Usina Santa Terezinha de Maringá)/ Corporativo e Logística e Arest (Associação Recreativa e Esportiva Santa Terezinha)/ Unidade Iguatemi. 



Projeto Fênix - Unidade Iguatemi

Desde 2017, O Projeto Fênix propõe para crianças e adolescentes do distrito de Iguatemi e região a oportunidade da prática educacional por meio do futsal. São cerca de 250 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, contempladas com o Fênix. 

O projeto estimula ainda a frequência dos alunos nas salas de aula, minimizando a evasão escolar. Promove também o desenvolvimento físico, motor, psicológico e social dos participantes do projeto. 

A Arest é responsável pela formação dos grupos, de acordo com a faixa etária, fornecimento de uniformes e designação do profissional de educação física. Além de orientar, acompanhar e supervisionar as atividades técnico-pedagógicas do projeto, garantindo a efetiva qualidade do processo de aprendizagem.

Já a Prefeitura Municipal de Maringá é parceira desse projeto cedendo o espaço físico do Centro Esportivo do Distrito de Iguatemi para a realização dos treinamentos, assim como disponibilizando o material necessário, professores de educação física e estagiários para atuarem no projeto.

Projeto Fênix - Corporativo e Logística

Criado em 2014, o Projeto Fênix oferece aulas gratuitas de futebol para 60 meninos – filhos de colaboradores e membros da comunidade local –, com idade entre 5 e 13 anos.

 

1    1    1

 

1Agentes de Mudança 

O Programa Agentes de Mudança foi criado pela Usina Santa Terezinha, com o objetivo de disseminar as noções e práticas sustentáveis na empresa. O Agentes de Mudança trabalha com a capacitação e a fidelização de uma equipe focada nas ações socioambientais e na comunicação dessas ações. A equipe é formada por quatro times: Colaborador de Atitude, Amigo do Meio Ambiente, Voluntário em Ação e Voz da Unidade. 

Ao total, 72 colaboradores de todas as unidades participam da iniciativa. Cada time acompanha e executa uma área específica de atividades, todas com o objetivo final de multiplicar as práticas sustentáveis dentro da empresa. A última ação organizada pelos Agentes de Mudança foi a Gincana Solidária para a edição 2014 da Campanha do Agasalho. No corporativo, a ação bateu recorde de arrecadação e coletou 3.064 peças entre roupas de cama, agasalhos, roupas femininas, masculinas e infantis.
 
1 


1Colaborador de Atitude
O time foi formado para acompanhar e executar as ações necessárias para garantir o sucesso dos projetos sociais que a Usina Santa Terezinha apoia, incentiva e realiza, como o programa Atleta do Futuro e as Salas de Leitura, ambos realizados em parceria com o Sesi. 

 

1Amigos do Meio Ambiente
O time Amigo do Meio Ambiente é composto pelos Analistas Ambientais e outros colaboradores comprometidos com a causa, e tem o foco na realização de ações e projetos de iniciativa ambiental. Iniciativas como o projeto Plantando o 7 e Semeando o Verde contam com a colaboração dos membros do time.

 

1Voz da Unidade
Voz da Unidade existe para transmitir as informações sobre as ações socioambientais para os públicos de interesse, além de facilitar o processo de comunicação entre as Unidades da Usina Santa Terezinha. Os membros do time Voz da Unidade são os responsáveis por colaborar com textos, fotos e informações que entram na Revista Santa Terezinha, informativo da empresa. 
 

1Voluntários em Ação 
O time Voluntários em Ação conta com colaboradores da Usina Santa Terezinha e amigos, para a realização de ações de voluntariado nas comunidades em geral.

 


Voltar

Escritório Corporativo: Avenida Marcelo Messias Busíquia, 847 – Parque Industrial II
Maringá-PR - Fone: +55 44 3218-1900

Facebook Twitter Linkedin Youtube

Desenvolvimento: Odara Internet