Início | | English

Compromissos

Pacto Global

Desde 2012, a Usina Santa Terezinha é signatária do Pacto Global, comprometendo-se a adotar em suas práticas de negócios dez princípios básicos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Dessa forma, mantém-se membro ativo, renovando anualmente o seu compromisso por meio do documento chamado COP (Comunicação de Progresso), publicado no site do Pacto Global.


O Pacto Global é considerado a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa no mundo, com mais de 12 mil signatários, entre organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. A Rede Brasil do Pacto Global é a quarta maior rede local e a maior das Américas, atuando em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dos 695 signatários no Brasil, 491 são organizações privadas e 204 organizações sem atividades empresariais.




ODM aos ODS

De 2012 a 2015, a Usina Santa Terezinha desenvolveu os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) em suas práticas corporativas, contribuindo com uma agenda mundial coordenada até 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas). As oito metas focavam o desenvolvimento sustentável, como a promoção da dignidade humana e a preservação ambiental.


Em 2016, a Santa Terezinha reafirmou o seu comprometimento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que foram construídos a partir do legado dos ODM e visam uma nova agenda mundial até 2030, de acordo com a ONU. Ainda em 2015, a empresa já buscou aplicar, os ODS, na estratégia de seus negócios junto aos seus públicos de relacionamento.


Entre os 17 ODS, seis foram classificados como prioritários pela alta gestão da empresa, após avaliação realizada de acordo com a matriz de materialidade GRI G4 e os impactos nas atividades em toda a cadeia de produção, distribuição e comercialização. No decorrer de 2016, a Usina Santa Terezinha incluiu como prioridade iniciativas sustentáveis alinhadas aos seis ODS de impactos muito diretos, aprimorando os impactos positivos e mitigando os impactos negativos em suas operações:


 ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico;

 ODS 7 – Energia limpa e acessível;

 ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

 ODS 15 – Vida terrestre;

 ODS 6 – Água potável e saneamento;

 ODS 3 – Saúde e bem-estar.




GRI (Global Report Iniciative)

A GRI (Global Report Iniciative), organização internacional independente, fornece orientações para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade, na forma de diretrizes G4. Essas diretrizes são uma referência mundial para organizações na divulgação de informação sobre a forma de gestão das corporações, o desempenho ambiental, social e econômico e os impactos nessas áreas. As diretrizes oferecem subsídios úteis para a elaboração de qualquer tipo de documento que exija essa transparência.

 


Voltar

Escritório Corporativo: Avenida Marcelo Messias Busíquia, 847 – Parque Industrial II
Maringá-PR - Fone: +55 44 3218-1900

Facebook Twitter Linkedin Youtube

Desenvolvimento: Odara Internet