Início | | English

Comunicação & Relacionamento

             


A Usina Santa Terezinha investe no engajamento e transparência dos seus stakeholders, isto é, público de interesse. A empresa compreende que a participação dos stakeholders deve ser incentivada de maneira contínua. Dessa forma, tem desenvolvido instrumentos estratégicos de comunicação com o propósito de conduzir os negócios de forma responsável e ética, gerando valor para as partes envolvidas.


Comunicação interna e institucional
 

A partir da comunicação interna é possível dialogar com o público primordial da organização: os colaboradores. Para integrar as unidades produtivas, corporativo e terminais logísticos – a Usina Santa Terezinha possui canais de comunicação em variados formatos, como impresso e digital.


A comunicação interna e institucional desperta participação e interação das ações diárias da empresa e do setor sucroenergético, resultando nos colaboradores maior comprometimento e atrelamento com a proposta de gestão e planejamento estratégico corporativo.


Murais
Localizado em pontos visíveis e de fácil acesso, os murais na Usina Santa Terezinha permitem a divulgação para os colaboradores da indústria e agrícola, que muitas vezes, não trabalham com computadores.

 
 

Informe (boletim informativo)
Comunicado por e-mail ou newsletter, o Informe transmite informações corporativas de maneira rápida, eficaz e veraz. Atinge cem por cento dos colaboradores da área administrativa e também colaboradores das áreas industriais e agrícolas.

 
 

Revista Santa Terezinha
Publicada no formato digital e também impresso, a Revista Santa Terezinha é um veículo de comunicação interno distribuído gratuitamente. Com editorias entrelaçadas aos valores da empresa, atinge colaboradores e suas famílias.

 
 

Web Fórum
Por meio de plataforma digital, o Web Fórum permite discussão e troca de experiências dos colaboradores inseridos nos comitês. A tecnologia conduz trocas de conhecimentos e materiais audiovisuais.

 
 

Manuais e Cartilha
Criados para orientações dentro da empresa, a Usina Santa Terezinha dispõe dos manuais de integração, 5S e governança corporativa. Além da  cartilha de boas práticas nas redes sociais.


 
 

Cidadania corporativa

Promover a comunicação e a relação entre a empresa e a comunidade em que está inserida - essa é a proposta da Cidadania Corporativa. A Usina Santa Terezinha incentiva ações planejadas de forma precisa e eficiente construindo sua imagem institucional.


Campanhas de comunicação
As campanhas são aliadas aos eventos na Usina Santa Terezinha. Com periodicidade definida, as campanhas são organizadas em conjuntos com os setores: ambiental, segurança do trabalho, saúde, recursos humanos, serviço Social e também a associação de funcionários e Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Anualmente são realizadas campanhas em comemoração à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Campanha do Agasalho, Semana do Meio Ambiente, Dia da Árvore (Semeando o Verde), Corrida Rústica de Iguatemi e Natal Solidário.


Time Voz da Unidade
Com o intuito de agilizar e multiplicar as informações, a empresa conta com a colaboração do time Voz da Unidade – parte do Programa Agentes de Mudanças. Nesse sentido, anualmente, são realizados treinamentos para colaboradores das áreas de recursos humanos, ambiental, saúde e segurança do trabalho. Além dos treinamentos, os colaboradores são norteados pelo Manual de Comunicação Usina Santa Terezinha (2014) e Manual de Identidade Visual Usina Santa Terezinha (2010). 





Comunicação externa e institucional

A Usina Santa Terezinha valoriza os seus públicos externos, como conselho administrativo, fornecedores, clientes, poder público, parceiros agrícolas, sindicatos e comunidade, imprensa, organismos institucionais e comunidade científica e acadêmica – buscando fortalecer relacionamentos. Nesse âmbito, há instrumentos disponíveis.

 
Site e hotsite

O site (www.usacucar.com.br) e hotsite (www.semeandooverde.com.br) têm o propósito de estreitar relações com os púbicos externos, a partir de notícias corporativas, informações das unidades produtivas, políticas de governança e download de revistas e relatórios de sustentabilidade. Em 2016, o site da Usina Santa Terezinha foi acessado mais de 230 mil vezes, com média mensal de 19 mil.

 
 

Redes sociais
Com as redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, pensando em aliar as notícias corporativas ao espaço interativo de usuários – a Usina Santa Terezinha está presente no Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube. Criado em 2013, o Facebook tem sido um canal de comunicação e relacionamento de sucesso com os stakeholders. Em 2016, a página da empresa contabilizou mais de 9 mil seguidores, o que leva ao alcance de 800 mil pessoas. O trabalho em redes sociais tem como foco os colaboradores da empresa, famílias dos colaboradores e comunidades onde as unidades produtivas estão inseridas.

 
 

Relatório de Sustentabilidade
A Usina Santa Terezinha mantém os princípios de transparência sobre o seu desempenho e equilíbrio de informações reportadas por meio do Relatório de Sustentabilidade. O documento está na sétima edição e é elaborado de acordo com as diretrizes GRI - Global Reporting Initiative. A publicação traz indicadores que comunicam resultados das operações nos eixos social, ambiental e econômico, com ênfase na safra.


O relato anual abrange todas as unidades produtivas, corporativo e terminais logísticos da empresa no Brasil. O material apresentado também atende às exigências de informações do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas, desempenhando a função de instrumento de COP (Comunicação de Progresso) desde a edição 2012. Sendo assim, o relatório tem o seu conteúdo alinhado aos selos que identificam os dez Princípios do Pacto Global, subdivididos nos temas Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

A Usina Santa Terezinha é comprometida também com as Metas do Milênio. Em conformidade, o conteúdo do relato é acompanhado dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pelas Nações Unidas.

O Relatório de Sustentabilidade visa a servir como meio de divulgação e consulta aos principais stakeholders, de acordo com as diretrizes GRI–G4.

O conteúdo publicado neste documento pode ser esclarecido no endereço eletrônico comunicacao@usacucar.com.br e conferido na versão impressa ou digital (www.usacucar.com.br).

 


Relacionamento com a Imprensa


A Usina Santa Terezinha auxilia os meios de comunicação traduzindo informações corporativas para uma linguagem jornalística, de acordo com cada especificidade. Por meio de sugestões de pautas, releases e notas - proporciona o melhor caminho para a divulgação da notícia institucional. Contato: comunicacao@usacucar.com.br

 


Voltar

Escritório Corporativo: Avenida Marcelo Messias Busíquia, 847 – Parque Industrial II
Maringá-PR - Fone: +55 44 3218-1900

Facebook Twitter Linkedin Youtube

Desenvolvimento: Odara Internet