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Política de QSSMA

1. OBJETIVO

A Santa Terezinha possui uma estratégia de negócio amparada por uma liderança motivadora e propósitos bem definidos, que co-existem com o meio ambiente e sua integração na sociedade , gerando valor, valorizando pessoas e construindo relacionamentos que visem o desenvolvimento sustentável.

Dessa maneira, esta Política define as premissas e diretrizes gerais que deverão nortear os elementos estratégicos relacionados com Qualidade, Segurança, Saúde no Trabalho e Meio Ambiente (QSSMA), pautados em uma visão de futuro e fundamentados em uma cultura de inovação.

Seu objetivo é direcionar o desenvolvimento e implantação de práticas de gestão que permitam o cultivo de cana-de-açúcar, a produção de açúcar, etanol e geração de eletricidade, para o abastecimento da sociedade de forma sustentável.


2. PREMISSAS

• Respeitar o meio ambiente , através do cumprimento legal, do desenvolvimento de tecnologia limpa e do uso responsável dos recursos naturais finitos;

• Prover condições seguras de trabalho com base na legislação de segurança e medicina do trabalho, ambientes saudáveis e condições seguras aos colaboradores ;

• Analisar e monitorar riscos de acidentes e incidentes em busca da melhoria contínua do sistema, alinhada às melhores práticas promovendo o bem-estar de todos os envolvidos;

• Assegurar a aplicação dos critérios de qualidade de vida e sustentabilidade em todas as atividades e operações da Empresa.


3. RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

Esta Política estabelece que as questões de QSSMA sejam responsabilidade de todos seus colaboradores, os quais serão co-responsáveis pela aplicação eficaz dos princípios e indicadores definidos.

Cabe ainda, aos gestores de cada setor, a supervisão do desenvolvimento, manutenção da capacitação e aptidão dos colaboradores sob sua liderança.


4. DIRETRIZES GERAIS

• Engajamento e Comprometimento dos Gestores: Adotar uma postura de liderança pró-ativa que prime pela excelência nos quesitos relacionados à QSSMA;

• Alinhamento Organizacional: Assegurar que todos os níveis da Empresa incorporem as questões de QSSMA, em um processo contínuo de monitoramento do entendimento, composto por revisões periódicas que visem à melhoria de resultados;

• Avaliação e Gestão de Riscos: Avaliar os riscos da QSSMA de acordo com diretrizes específicas e legislação vigente, bem como atender aos procedimentos estabelecidos pela Política de Gestão de Riscos da Empresa ;

• Informações de Produtos e Processos: Garantir a divulgação de informações relevantes de QSSMA relacionadas aos processos e produtos de forma atualizada e objetiva;

• Gerenciamento de Fornecedores: Disseminar os requisitos de sustentabilidade para construção de relacionamento duradouro com os fornecedores;

• Comunicação: Criar sistemática de comunicação clara e transparente, deixando pública toda informação pertinente para as partes interessadas;

• Instalações e Processos: Implantar/manter um sistema de controle e manutenção de equipamentos, instalações e processos com base em levantamentos técnico-legais, práticas gerenciais e análise de riscos QSSMA;

• Gerenciamento de Produtos: Monitorar o processo logístico e o manuseio de produtos (subprodutos e resíduos) com o objetivo de gerir os possíveis riscos a eles relacionados;

• Plano de Contingência e Emergências: Elaborar as diretrizes de contingências em resposta a eventuais emergências através de um plano de ação de caráter imediato com aplicação eficaz;

• Auditoria em QSSMA: Inspecionar e certificar a aplicação desta Política , bem como suas diretrizes , com o intuito de um aprimoramento contínuo ;

• Comunidade e Transparência: Prezar pela divulgação dos impactos de modo constante, direto e transparente;

• Capacitação, Educação e Conscientização : Investir em programas que promovam a construção de habilidades técnico-intelectuais para garantia do desenvolvimento de capital humano, como também mitigar eventuais riscos aos quais os colaboradores estão sujeitos.


5. PACTOS FIRMADOS


A Santa Terezinha estabelece suas diretrizes em consonância com os quesitos estabelecidos na lei, regulamentos e normas, incorporando estes às suas atividades e operações, bem como em sua cadeia produtiva, objetivando a melhoria contínua e padrões de eficiência em suas atividades e resultados.


6. REVISÃO

Esta Política é validada e aprovada pela alta administração com aprimoramento contínuo das práticas aqui descritas. As retificações e revisões periódicas são de total responsabilidade da mesma.

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