Visita técnica do Consultor Prof. Gaspar Korndorfer
O Prof. Gaspar Korndorfer, consultor na área de Manejo e Fertilidade do Solo, realizou visita técnica nos três Clusters da Usina Santa Terezinha. Essas visitas em campo foram acompanhadas pelas equipes técnicas e operacionais de todas as Unidades UST.
As lavouras de cana-de-açúcar foram avaliadas e validados os protocolos nutricionais da UST, inclusive as evoluções advindas da implementação da ACOP (Aplicação de Composto em Profundidade) em todas as unidades visitadas, evidenciando os benefícios dessa prática para a formação de raízes em profundidade.
A operação de Aplicação da Vinhaça Localizada também foi avaliada, evidenciado os avanços com a utilização adequada deste subproduto, que é muito rico em Potássio e Matéria Orgânica e que há ainda algumas oportunidades de otimização dessa ferramenta. Durante a visita, o Professor destacou também a utilização cada vez mais expressiva de organismos biológicos para o incremento de produtividade e que a UST já saiu na frente do uso cada vez mais racional desses organismos. O final da visita foi marcado por uma discussão entre as equipes técnicas sobre as oportunidades que há de melhorias e pontuado sobre as diversas evoluções que o Grupo teve nos últimos anos.
Visita técnica UST à Usina Jacarezinho
Uma equipe multidisciplinar de profissionais das indústrias das unidades Iguatemi, Paranacity, Terra Rica, Rondon, Cidade Gaúcha, Tapejara e do Corporativo realizou visita técnica na Usina Jacarezinho com o objetivo de conhecer as instalações da mesa industrial com escoamento a seco das impurezas. Estão sendo realizados estudos para adequações nas mesas de Iguatemi, Rondon, Cidade Gaúcha e Ivaté, visando adoção do transporte de cana em rodotrem. Os objetivos principais dessa melhoria são: redução no custo do transporte, maior agilidade no descarregamento, menor quantidade de caminhões em operação, redução de perdas industriais, redução de impurezas na moenda e tratamento de caldo, redução de águas residuárias, redução no volume de tratamento de resíduos minerais, economia de produtos químicos na indústria, menor custo de manutenção em reboques e economia de diesel.
Com a utilização de mesas de 13 metros de largura, além de permitir a utilização de rodotrem nas unidades, espera-se uma redução de 20% nas impurezas vegetais e minerais processadas na indústria, sendo a limpeza destas impurezas realizadas por meio de um sistema de grelhado e filtro rotativo. Na sequência, a impureza mineral será destinada à uma moega para retirada com caminhões caçamba, para que seja conduzida, por meio de esteiras transportadoras, para queima na caldeira juntamente com o bagaço.
Aproveitando ainda a oportunidade da visita, foi realizado benchmark nas instalações laboratoriais, no setor de moenda e sobre o sistema de secagem de levedura existente na Usina Jacarezinho, agregando novos conhecimentos e oportunidades à UST.
Instalação da Vitrine Tecnológica UST na Unidade Terra Rica
Na Unidade Terra Rica, foi implantado um campo experimental para comparar o desenvolvimento de canaviais cultivados com diferentes pacotes de insumos de plantio, chamado de Vitrine Tecnológica. O estudo envolve oito pacotes tecnológicos de empresas líderes do mercado, além do pacote tecnológico utilizado pela UST. O acompanhamento será realizado pelas equipes agrícolas e de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) da UST e de empresas parceiras do projeto. A finalização da primeira etapa do estudo está prevista para agosto de 2024.
Grupo de Trabalho da indústria: Assuntos Corporativos UST
Na busca constante por melhorias e padronização das operações entre as unidades, foram criados grupos de trabalho conduzidos por 6 supervisores das unidades industriais. Esses grupos são denominados de Sponsors (os grupos são conduzidos por um Sponsor) e em cada assunto possuem as atribuições de: autonomia para convocar e cobrar os responsáveis de cada unidade para participarem dos grupos de trabalho; condução de reuniões e visitas in-loco; definição de cronograma e ações previstas para evolução do plano de trabalho; avaliação de necessidade de visita técnica/consultoria; elaboração de escopos corporativos; reporte dos avanços e/ou dificuldades ao Gerente de Planejamento Agroindustrial. Conforme a necessidade da empresa, novos grupos de trabalhos poderão ser formados reforçando a valorização de pessoas e do conhecimento na UST, compartilhando boas práticas e melhoria constante na busca por resultados.
Instalação de Viveiro com Variedades Estrangeiras: Programa Bola de Ouro
A UST e a Boyd Biotech instalaram um Viveiro de Variedades Estrangeiras, do Programa Bola de Ouro da empresa Boyd Biotech, na Unidade São Tomé, em área de quatro hectares.
Nesse momento, duas variedades argentinas serão multiplicadas via MPB (Mudas Pré-Brotadas), a NA7-493 e a NA3-559, e duas variedades australianas, a QS09-7559 e a QC12-174. Esses materiais foram os destaques de mais de 51 materiais importados nos últimos três anos pela empresa Boyd Biotech e que foram instalados em campos em todo o Brasil.
Dentro do programa de parceria, há um acompanhamento periódico das variedades plantadas, que serão medidos os desempenhos dos materiais, incluindo avaliações periódicas por fenotipagem digital. Todo o recebimento das mudas e plantio foi acompanhado pela equipe da empresa e equipe técnica da Usina Santa Terezinha – Biofábrica MPB. A expectativa de utilização da muda para a produção na Biofábrica é de fevereiro de 2024, possibilitando envio às Unidades para plantio e acompanhamento a partir de junho de 2024. Essa expectativa ainda prevê um acompanhamento mais detalhado do comportamento dos materiais em 2025 para melhor definição do potencial de desempenho dos materiais.
Instalação de pré-evaporador na Unidade Rondon
Foi iniciada a instalação de um pré-evaporador de 5.000 m² na Unidade Rondon, objetivando-se o aumento do mix açucareiro na Unidade já na Safra 2024/25.
Além do retorno financeiro com maior mix para produção de açúcar, a instalação ajudará a reduzir perdas industriais, bem como a redução na captação e tratamento de água utilizada no processo devido à maior geração de vapor condensado e menor consumo específico de bagaço para geração de vapor.