Nossos negócios

A Usina Santa Terezinha é, no Brasil, a maior do segmento Açúcar e Etanol da região sul, está entre as empresas do agronegócio que mais
empregam e é uma das maiores exportadoras de açúcar do país.

Açúcar VHP

Açúcar VHP significa Very High Polarization e é o açúcar bruto, ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, sendo assim a sua cor é mais escura.


Ele é o tipo mais exportado no mundo e é usado como matéria-prima para o açúcar refinado ou em outros processos de industrialização (ingrediente de outros alimentos, bebidas ou cosméticos).


O Açúcar VHP pode ser transformado em diferentes tipos de açúcar para consumo culinário.

O Etanol é produzido por meio da cana-de-açúcar e o que difere o Etanol Anidro do Etanol Hidratado é a quantidade de água na sua composição.


Etanol Anidro é conhecido por ser puro ou absoluto, visto que passa por um processo adicional o qual retira a maior parte da água presente, contendo apenas 0,7% de água em sua composição. Por isso o nome Anidro, que é uma palavra grega e significa “sem água”.


O Etanol Anidro é utilizado misturado na gasolina para melhorar sua octanagem e reduzir a emissão de poluentes. Essa mistura é feita de acordo a legislação de cada país, buscando melhor desempenho da gasolina.


Etanol Hidratado é composto por 95,1% a 96% de álcool e o restante de água. Ele é o biocombustível comercializado nas bombas de combustíveis. Também é um composto utilizado nas indústrias: químicas e farmacêuticas.


Na Usina Santa Terezinha, tanto o Etanol Anidro, como o Etanol Hidratado são comercializados nos mercados: interno e externo.

Etanol

Bioeletricidade

A energia elétrica, isto é, bioeletricidade é gerada a partir da cana-de-açúcar, por meio da cogeração, usando como matéria-prima o bagaço da cana, um subproduto do processo de moagem.


Cogeração de energia: a energia elétrica produzida a partir das plantas industriais da Usina Santa Terezinha é realizada por meio da combustão do bagaço da cana-de-açúcar (fonte renovável). A produção dessa energia elétrica é para uso próprio e comercialização.


Comercialização de energia: As unidades Paranacity, Tapejara, Terra Rica e Cidade Gaúcha realizam a venda do excedente de bioeletricidade, por meio do ACR (Ambiente de Contratação Regulada) e do ACL (Ambiente de Contratação Livre). A energia gerada pela empresa provém 100% da biomassa da cana-de-açúcar e contribui também para a expansão da presença de fontes limpas e renováveis na matriz energética nacional.

plugins premium WordPress